NEGPEI participa do Programa de Formação Vida, Voz e Direitos
Em 24 de abril de 2026, na cidade de Criciúma, Santa Catarina, ocorreu a cerimônia de abertura do Programa de Formação Vida, Voz e Direitos.
A iniciativa do Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à capacitação de mulheres líderes comunitárias e profissionais da rede de educação em municípios catarinenses. Dentre as coordenadoras da iniciativa estão a Profª Drª Mónica Salomón e a participação de integrantes do NEGPEI: Alessandra Jungs de Almeida, Bárbara Rocha, Georgia Faust e Murilo Medeiros.

O programa se organiza em duas frentes formativas. A primeira ocorre de forma presencial em Criciúma, por meio do curso “Direitos que a Gente Vive”, direcionado a mulheres que exercem ou desejam exercer papéis de liderança em suas comunidades. A segunda frente é o curso online “Educar para uma vida sem violências”, voltado à rede de ensino básico em Santa Catarina. Além de contemplar ações de pesquisa-ação que visam subsidiar a formulação de políticas públicas.
Para mais informações, acesse: https://ieg.ufsc.br/noticias/iegufsc-lanca-o-programa-de-formacao-vida-voz-e-direitos-para-fortalecer-mulheres-e-enfrentar-violencias-em-santa-catarina


