Pesquisadora do NEGPEI apresenta pesquisa sobre a Convenção 190 da OIT na América Latina no XIX ENABET

11/08/2025 17:38

A pesquisadora do NEGPEI, Bárbara Silveira Inácio Rocha, apresentou a pesquisa intitulada “A Convenção sobre Violência e Assédio (C190) da OIT na América Latina: uma análise dos processos de ratificação do Uruguai, Argentina e Equador” no Grupo de Trabalho Relações de Gênero, Raciais e Geracionais no Trabalho no XIX ENABET.

O objetivo da pesquisa é compreender o que a Convenção sobre Violência e Assédio da OIT representa no enfrentamento da violência de gênero na América Latina, a partir dos processos de ratificação no Uruguai, Argentina e Equador. Buscou-se investigar a violência de gênero no mundo do trabalho, o contexto histórico da criação da C190 e os avanços que ela propõe, e as possíveis mudanças legislativas após sua ratificação nos países analisados (Uruguai, Argentina e Equador), além de analisar as implicações desse processo para a região latino-americana.

O Encontro Nacional da ABET (ENABET) ocorreu entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, em Florianópolis, sob o tema “Trabalho e direitos no século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução”. A proposta do evento foi reunir reflexões sobre as múltiplas dimensões dos impactos das crises e transformações no mundo do trabalho ao longo das últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no século XXI, abordando o aumento das desigualdades sociais, a piora das condições de vida da população trabalhadora e a emergência de lutas e resistências no campo dos conflitos laborais.

Os anais do evento, contendo o artigo completo, serão publicados em breve.