No próximo dia 9 de julho, às 18h, o Núcleo de Estudos de Gênero em Política Externa e Internacional (NEGPEI), apresentará uma oficina de pesquisa sobre o uso de softwares para o auxílio a análises qualitativas, com foco no programa “NVivo”. O evento contará com a participação do pesquisador convidado Gabriel Leonhardt Daroit, do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI/UFRGS).
A oficina terá transmissão online por meio do link. Mais informações podem ser disponibilizadas pelos membros do NEGPEI através do site do núcleo.
O Núcleo de Estudos de Gênero em Política Externa e Internacional (NEGPEI) convida toda a comunidade acadêmica a participar da oficina de pesquisa sobre o uso de entrevistas como instrumento de pesquisa, a qual será ministrada pela pesquisadora do NEGPEI, Alessandra Jungs de Almeida.
O evento ocorrerá no dia 10 de julho, às 11h, e está aberto a toda comunidade acadêmica da UFSC. A transmissão será disponibilizada pela plataforma Zoom a partir do link.
Para mais informações, entrar em contato por meio do site do NEGPEI.
Recentemente foi publicado o vol. 12 da Revista Lüvo, marcando os 25 anos da agenda paz, mulheres e segurança. A revista é uma publicação da Fundación Lüvo — uma coletiva feminista antirracista com sede em Bogotá e Montréal. A revista se dedica à circulação de reflexões, experiências e produções acadêmicas, artísticas e ativistas que dialogam com perspectivas feministas, decoloniais e antirracistas sobre paz, segurança, violências e resistências. Esta edição reúne contribuições de pesquisadoras, ativistas e artistas de diversas partes do mundo, abordando temas como as lutas das mulheres curdas, a resistência em Myanmar, a agenda Mulheres, Paz e Segurança, os impactos da guerra na Ucrânia, e reflexões sobre segurança, memória e justiça.
Nesta edição, a pesquisadora Alessandra Jungs de Almeida, do Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (NEGPEI/UFSC), e Priscyll Anctil Avoine publicaram o texto “Thinking and Resisting from Abya Yala: Collective Contributions to Feminist Security Studies“. O texto apresenta uma reflexão sobre como pesquisadoras feministas das Américas vêm construindo, de forma coletiva, saberes e práticas críticas no campo dos Estudos Feministas de Segurança, a partir de olhares enraizados nas realidades do Sul Global.
A revista está disponível gratuitamente no site da Fundación Lüvo: www.fundacionluvo.org e o texto pode ser lido aqui.