Laboratório de Estudos de Feminicídios publica o informe “Feminicídios no Brasil 2023”
O Monitor de Feminicídios do Brasil (MFB), mantido pelo Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM) da Universidade Estadual de Londrina, registrou 1.706 casos de feminicídios consumados e outros 988 tentados no país em 2023.
O informe, coordenado pela professora Silvana Mariano, diretora do LESFEM, conta com texto co-autorado por integrante do Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (NEGPEI-UFSC).
O texto, chamado “Dados Ausentes e Contradados”, foi escrito por Isadora Cruxên, Alessandra Jungs de Almeida (NEGPEI-UFSC), Lauren Klein e Catherine D’Ignazio e tem como objetivo situar o trabalho do LESFEM em relação a movimentos mais amplos relacionados ao “ativismo de dados”, que conectam a produção e uso de dados a objetivos políticos e mudanças sociais.
O trabalho do LESFEM, conforme abordado no texto, soma-se aos esforços de ao menos 180 organizações em todo o mundo que, em face da ausência de dados, produzem contradados sobre violência letal relacionada a gênero, de acordo com mapeamento do Data + Feminism Lab.
Para acessar o informe, clique aqui. Para acessar a página do Monitor de Feminicídios do Brasil (MFB), clique aqui.
Para mais informações sobre o LESFEM e suas metodologias, leia a notícia “Lesfem registra 4,7 feminicídios por dia no Brasil em 2023“.