NEGPEI participa do Congresso Mundial de Ciência Política da IPSA, em Buenos Aires

24/07/2023 14:37

O NEGPEI, representado pela coordenadora do grupo Profa. Mónica Salomón e a doutoranda Alessandra Jungs de Almeida, participou neste mês de julho do Congresso Mundial de Ciência Política da IPSA, em Buenos Aires.

A profa. Mónica Salomón organizou o painel chamado “Políticas exteriores y promoción de los derechos de las mujeres en América Latina”, onde também apresentou o paper “Especificidades de las políticas exteriores feministas latinoamericanas”. A estudante de doutorado Alessandra Jungs de Almeida apresentou o paper “Política exterior en derechos sexuales y reproductivos: los casos de Argentina y Brasil (2010-2022)”, parte de sua tese de doutorado em andamento no PPGRI-UFSC. Também participaram do painel pesquisadoras parceiras do NEGPEI, como Esther Ponce, com a apresentação “Continuidad o cambio en la incorporación de la perspectiva de género en la cooperación mexicana a luz de la Políticas Exterior Feminista”. O painel também contou com a participação de Melisa Deciancio e María Cecilia Míguez, que apresentaram a pesquisa “Política exterior y la agenda de género en el gobierno de Alberto Fernández”.

Da esq.: Melisa Deciancio, Esther Ponce, Alessandra Jungs de Almeida, Mónica Salomón e María Cecilia Míguez.

Integrante do NEGPEI ganhou o Prêmio Zahidé Muzart de melhor TCC do Instituto de Estudos de Gênero (IEG)

18/07/2023 16:20

Liza Maria de Oliveira Parente, integrante do NEGPEI, recebeu o Prêmio Zahidé Muzart do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em estudos feministas de 2022.

O TCC foi orientado pela profa. Mónica Salomón e pode ser acessado aqui:

A atuação transnacional do movimento social antigênero: um estudo de caso sobre a limitação dos direitos sexuais e reprodutivos em Honduras.

Leia o comunicado:

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga as grandes vencedoras da primeira edição do Prêmio Zahidé Muzart de melhores trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado em estudos feministas e de gênero defendidos em 2022 em núcleos associados ao IEG da UFSC.

Agradecemos a todas as mais de 30 pesquisadoras inscritas para participar desta primeira edição do Prêmio Zahidé Muzart de melhores trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado em estudos feministas e de gênero defendidos em 2022 em núcleos associados ao IEG da UFSC.

As comissões avaliadoras tiveram uma complexa tarefa de avaliação, pois todos os trabalhos abordam temas relevantes e que já haviam obtido reconhecido mérito através das bancas examinadoras. Todos refletem sobre temáticas ligadas ao campo de gênero e feminismos com enorme diversidade, o que por um lado dificulta comparações, mas por outro espelha a riqueza do debate da área dos estudos de gênero e feminismos.

Após cuidadosa avaliação é com grande satisfação que comunicamos as premiadas em primeiro lugar e as menções honrosas do Prêmio Zahidé Muzart!

Veja aqui o comunicado completo.

 

(Defesa de TCC) Ativismo transnacional sobre pobreza menstrual – Giulia Wolff Bridi

04/07/2023 11:19

Gravação da defesa do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito para a obtenção do título de Bacharela em Relações Internacionais.

Título: Ativismo transnacional sobre pobreza menstrual: O dia internacional da higiene menstrual
Autora: Giulia Wolff Bridi
Orientadora: Dra. Mónica Salomón
Ano: 2023

Para acessar o documento, clique aqui.

Divulgação “Dados Contra o Feminicídio convida: Lançamento de ferramenta de apoio ao monitoramento de feminicídios no Brasil”

04/07/2023 11:18

O NEGPEI-UFSC compartilha o convite para o “Lançamento de ferramenta de apoio ao monitoramento de feminicídios no Brasil” do Data + Feminism Lab.

Convidamos você para participar do lançamento de uma plataforma de apoio ao monitoramento de feminicídios por meio de alertas de notícias relevantes sobre o tema. A plataforma foi desenvolvida no âmbito do projeto “Dados Contra o Feminicídio” por meio de uma colaboração entre ativistas brasileiras que monitoram feminicídios e o Data + Feminism Lab no MIT.

Neste evento, ouviremos ativistas de diferentes regiões do Brasil sobre suas experiências em coleta de dados de feminicídio e promoveremos uma oficina sobre nossa plataforma, que foi co-desenhada por ativistas brasileiras, para a coleta de dados de feminicídio.

A oficina acontecerá no dia 17 de agosto, às 16h (BRA, ARG, UY), 15h (ET), 14h (COL), 13h (MEX), 20h (Lisboa, UK).

O evento será em português e terá tradução simultânea com interpretes em inglês e espanhol.

Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo.

A organização do evento é liderada pelo Data + Feminism Lab em parceria com organizações brasileiras engajadas nessa causa: Coletivo Feminismo Plural – Lupa Feminista (Rio Grande do Sul), Fórum Cearense de Mulheres (Ceará), Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM) (Paraná), Grupo de Trabalho sobre o Feminicídio (Bahia) e Néias – Observatório de Feminicídios de Londrina (Paraná).

Para se inscrever, clique aqui.